No último dia 8, uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Porto Estrela participou da Formação de Gestores Escolares 2025, realizada na Diretoria Regional de Educação (DRE), polo de Tangará da Serra. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Silvair da Silva Almeida, da coordenadora municipal do programa Alfabetiza MT, professora Marilda N. de Almeida, do técnico do Ciclo de Gestão de Metas (CIGEMM), professor Luís Vieira de Sousa, e da formadora municipal do Alfabetiza MT, Ivanete Magalhães Costa.
A capacitação abordou o Módulo V (Gestores Escolares), com o tema “Gestão Escolar – Papéis e Responsabilidades no Sucesso da Escola”, e o Módulo VI (Formação de Professores), que tratou de “Gêneros Textuais na Alfabetização – Conceitos e Práticas”.
Entre os principais pontos discutidos, estiveram liderança escolar, matriz de competência do diretor e inteligência emocional na gestão. O objetivo foi fortalecer as habilidades dos gestores para coordenar equipes, tomar decisões estratégicas e alcançar metas educacionais.
Segundo o secretário municipal de Educação, Silvair da Silva Almeida, a participação no evento contribui diretamente para uma gestão mais organizada, humana e orientada a resultados. A liderança escolar qualificada e o desenvolvimento da inteligência emocional são fatores que ajudam na resolução de conflitos, melhoram a comunicação interna e fortalecem o clima organizacional, refletindo na motivação de professores e no desempenho dos alunos.
Com ações como essa, Porto Estrela reforça o compromisso com a qualidade do ensino e o sucesso escolar no município.




