Na cidade de Porto Estrela, a páscoa começou com tudo, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama Célia Pelachim, faz um trabalho neste período desde o ano passado bem interessante com a população.
Uma oficina de chocolate, e tem como objetivo proporcionar que as mulheres possam produzir os ovos de páscoa para própria família, com menor custo. Além disso, ao aprender a confecção de ovos de páscoa, as mulheres também terão a oportunidade de gerar uma renda extra para a família, não apenas no período da Páscoa, mas durante todo o ano.
A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS de Porto Estela (Centro de Referência de Assistência Social), propiciou a oportunidade para especializar as mulheres na confecção e ganhar uma renda extra.
Durante esta semana houve as entregas dos ovos de páscoa, na terça-feira (28), na comunidade Campo Verde, São Francisco (Pé de Galinha) e Cascalheira, na quarta-feira foi na comunidade Corgo Fundo, Luzia, Vãozinho (Quilombola) e na comunidade Pindaival, já na quinta-feira 30, no período da manhã foi o encontro da terceira idade, e todos ganharam o ovo da pascoa, além da realização dos sorteios e brindes. Durante a tarde, a entrega de ovo de páscoa foi na comunidade do Vão Grande (Quilombolas). Na sexta-feira 31, foi na comunidade do Teimoso e no Sete Barreiro.
Hoje, sábado 01/04, vão receber ovos de páscoa as comunidades do Novo Oriente, Salobra Grande, Monjolinho e João Paulo II (Boi Morto).
Na segunda 03, e terça-feira, receberão os alunos da escola municipal Izabel do Santos Faria e escola estadual Regina Tenório de Oliveira.
Diante a esta ação, a secretária não molha a palavra para falar sobre este assunto, “É uma alegria, estamos aqui comemorando este evento, antecipando nosso dia da páscoa junto com os idosos, para a gente é muito gratificante, a distribuição dos ovos de páscoa e ao mesmo tempo beneficiar as pessoas com o curso, para o sustento da família”, destacou Célia Pelachim.
Vale ressaltar que este ano foram produzidos mais de 6500 ovos de páscoa.
Célia ainda informa como surgiu a idéia: “No primeiro momento foram distribuídos a todos os municípios e as crianças, e depois pensamos em abrir uma oficina de chocolate para produzir ovos de páscoa. No ano passado foram duas turmas, e neste ano foram mais grupos; idosos, crianças e adolescentes, que confeccionaram através das oficinas. A alegria no rosto das pessoas é bacana, isso é um momento bacana, é distração é um conhecimento para as crianças, é mais importante”, concluiu Célia.
Professor Gilson Ramos de Brito também falou sobre este momento: “agradecer a primeira dama, este momento representa felicidade nas crianças, é importante, está trabalhando, gera atividade na sala de aula”, ponderou.
Para finalizar, a Professora estagiária Claudinete Maciel, teve a palavra: “feliz, é um privilégio ver a felicidade das crianças. Gostamos de comemorar com nossas crianças!”.