Com foco na qualificação e geração de renda, oficinas de artesanato fortalecem o protagonismo feminino nas comunidades rurais e o bem-estar da Terceira Idade
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Estrela tem promovido, desde o início do ano, uma série de projetos voltados às comunidades rurais e à Terceira Idade. As ações vêm superando as expectativas e beneficiando dezenas de mulheres e idosos com oficinas de artesanato, promovendo inclusão, bem-estar e geração de renda.
Das 13 comunidades rurais do município, cinco já foram atendidas até o momento: Salobra Grande, Luzia, Boi Morto, Vãozinho e Vão Grande. Nesses locais, cerca de 72 mulheres participaram ativamente das oficinas, que incluem diversas técnicas artesanais. Idosos também têm acesso às atividades, utilizando o artesanato como forma de terapia ocupacional e socialização.
De acordo com Venância Roseno, coordenadora das oficinas, as atividades ao longo do ano incluirão técnicas como pintura, bordado xadrez, patchwork, vagonite, ponto cruz, oitinho e também oficinas de reciclagem. A iniciativa visa qualificar mulheres para que possam produzir peças artesanais e, com isso, gerar uma nova fonte de renda para suas famílias.
A secretária municipal de Assistência Social, Marta Laurentino, determinou que a equipe composta por Venância, a instrutora Creonice Ferreira de Campos e a assistente Carmem Lúcia leve as oficinas a todas as comunidades interessadas. “Além da qualificação, essas mulheres estão aprendendo uma nova profissão e a oportunidade de melhorar a renda familiar”, destacou Venância.